De acordo com dados do portal Oncoguia, 1 em cada 9 homens terá câncer de próstata ao longo da vida. Dessa forma, esse é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil. Então, a campanha Novembro Azul surge como uma iniciativa para alertar sobre a importância da prevenção, trazer informações seguras e incentivar o público masculino no cuidado com a saúde.
Em primeiro lugar, é importante entender que o câncer de próstata é considerado uma doença silenciosa. Ou seja, quando os sinais aparecem, significa que o problema já se encontra em um estágio avançado. Logo, as chances de cura são cada vez menores.
Portanto, a Campanha Novembro Azul surge com o objetivo principal de incentivar a prevenção da doença. Afinal de contas, quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura do câncer de próstata podem chegar a 90%.
A saber, a próstata é uma glândula com tamanho semelhante a uma noz, que faz parte do sistema reprodutor masculino e está localizada abaixo da bexiga (perto do reto). Então, o câncer de próstata surge quando as células multiplicam-se no órgão de forma anormal e formam um tumor.
Normalmente, o câncer de próstata surge em homens mais velhos, a partir dos 60 anos de idade. Entretanto, nada impede o surgimento da doença na adolescência ou na fase adulta.
Nesse sentido, os sintomas mais comuns, incluem:
Palestra da Unimed realizada para o time Netcom Group.
Decerto, apenas o médico urologista é o profissional capaz de diagnosticar com precisão o câncer de próstata. Assim, os principais exames para detectar a doença são o toque retal, a dosagem de PSA e a biópsia. A partir disso o médico vai afirmar se o paciente apresenta ou não o tumor.
Já em relação ao tratamento do câncer de próstata, com certeza a cirurgia robótica é o método mais moderno e seguro para remoção do tumor da glândula.
Afinal, por ser minimamente invasiva, ela permite uma melhor visualização e maior precisão para o cirurgião. Além disso, apresenta menos sequelas (incontinência urinária e impotência sexual) e um tempo de recuperação menor em relação aos métodos tradicionais.
Certamente, o diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenir complicações maiores e garantir uma maior eficiência no tratamento do câncer de próstata. Ademais, existem outras formas de evitar a doença. Sobretudo, por meio de hábitos de vida saudáveis. Por exemplo:
Conteúdo replicado do site: https://medicourologistasp.com.br/